Saúde da Família

Devido a história odontológica de muitos pais, que já passaram por diversos tratamentos, muitos deles extensos e desconfortáveis, é normal que a expectativa destes em relação a saúde bucal de seus filhos, seja contrária à deles. Aqui vão algumas dicas para seu filho crescer com dentes fortes e saudáveis.

Qual a idade para a primeira visita ao dentista?

Hoje nós temos a odontologia intra-uterina, que tem por objetivo orientar a gestante, nos cuidados que ela deve ter com ela mesma, e com seu bebê antes mesmo dele nascer. Conversar com a mãe sobre a sua dieta, sua higienização bucal, orientá-la quanto à importância do aleitamento materno, da forma como fazer a higiene da boquinha do recém nascido, e outras informações importantes. Então a primeira consulta deverá ser realizada antes mesmo de o bebê nascer.

Quando devo levar meu bebê ao consultório?

Assim que nascerem os primeiros dentinhos. Afinal os dentinhos de leite precisam de cuidados, mesmo que seu bebê ainda só tome leite.

Mas os dentes de leite não vão cair e nascer outros?

Sim, mas serão estes dentes de leite que irão proporcionar um bom desenvolvimento ao seu filho, sendo importante para o crescimento dos ossos faciais, com uma boa mastigação e deglutição, na manutenção do espaço para a dentição permanente, na saúde em geral, dando condições a uma boa nutrição e, consequentemente, um bom desenvolvimento mental e psicossocial.